DigArtMedia

Mouchette « DigArtMedia

Em 1996 surgiu o site http://mouchette.org aparentemente da autoria de uma menina de 13 anos. Ao entrar deparamo-nos com o grande plano de uma flor que nas pétalas tem moscas e formigas. No canto superior esquerdo vemos o retrato da tal rapariga,  com um ar triste,  e um texto a dizer: “O meu nome é Mouchette. Vivo em Amesterdão. Tenho quase 13 anos. Sou uma artista.”

Ao clicarmos na palavra “artista” abre-se outra página com o texto “Uma artista? Sim. Aqui está uma sugestão: Ouvi dizer que a única forma de te tornares artista é dizeres que és artista. Depois podemos chamar arte a tudo o que fazemos… Fácil, não é?” Esta frase bastante inocente parece adequar-se bem ao perfil do sujeito, o que não acontece quando nos deparamos com uma língua a lamber o ecrã ou com imagens de carne crua. Outras páginas apresentam questões de escolha múltipla que despoletam mensagens electrónicas de Mouchette, quase sempre sedutoras.

Existe ainda uma lista de membros do clube internacional de fãs de Mouchette, que inclui instituições de arte do Mundo inteiro. Como pode um site tão sofisticado como este ser da autoria de uma menina de 13 anos? O verdadeiro artista por trás do site ninguém sabe quem é.

O site fez surgir reacções fervorosas à sexualidade de uma criança que constrói e domina a sua identidade online através da interacção com os visitantes.

Mouchette.org baseia-se no filme de Robert Bresson, “Mouchette”, de 1967, sobre uma adolescente suicida que é violada numa floresta durante a noite.

Inês Monteiro

via Mouchette « DigArtMedia.



Comments are closed.